Pesquisa
A
investigação é uma forma de agregar conhecimento. Sua iniciativa, geralmente, é
causada por um problema que promove esclarecimento a um indivíduo ou a uma
sociedade inteira. A pesquisa deve ser estruturada, por meio de um processo
sistemático, com elaboração do espaço, tempo e seleção. O exame tem o objetivo
de testar, comprovar ou descobrir fatos novos, por meio da quantidade ou
qualidade. Existem vários formatos de pesquisa como: bibliográfica, descritiva,
laboratorial, empírica, de campo, acadêmica, artística, econômica, de
marketing, etc.
Mídias
As
mídias se utilizam de todos os meios de comunicação para proliferar qualquer
tipo de mensagem, contando com o agente, código, meio e receptor. As
plataformas são as mais variadas, consoante a finalidade. Para transmitir as mensagens, diversos meios são usados como: impressos
(jornais, banner, folders), ondas sonoras (rádio, cd), ondas magnéticas,
cabos (TV por assinatura, telefonia), satélites, etc. O objetivo das mídias é
compartilhar, na maioria das vezes , com maior número de pessoas possíveis, um assunto. Cada mídia
têm suas especificidades, nas mídias sociais, encontramos o instagram – que compartilha
fotos; youtube – vídeos; twitter – frases; Google docs- educação; blogs –
diário pessoal; facebook – rede social, etc.
Interatividade
A interatividade é
o contato que se tem com o próximo quer seja, por meio físico ou virtual.
Apesar de ser um termo, utilizado com maior frequencia, a partir, do século passado, a interatividade sempre
existiu. Quando a mãe brinca com a criança, ela interage com seu filho; quando
o professor responde a pergunta do aluno, ele se comunica com o discente. Toda
conversa, relacionamento, contato, etc, são formas de interatividade; que podem se dar entre duas ou mais pessoas, ou a até mesmo com apenas um indivíduo, pois
o ser humano é um grande ser interativo, onde os órgãos responde ao cérebro. Existem
vários tipos de interação, como das máquinas (de lavar roupas, geladeiras frost
free, indústrias que utilizam pouca mão-de-obra), da fotossíntese, do ciclo da
chuva, etc.
Devido a
interatividade referir-se, muitas vezes, aos meios de comunicação, engana-se
quem acha que ela representa a todos plataformas. Existem três dispositivos comunicacionais distintos:
1 – Um-todos: um emissor envia suas mensagens a um grande número de receptores.
Ex: rádio, imprensa e televisão; 2-
Um-um: relações estabelecidas de indivíduo a indivíduo, ponto a ponto. Ex:
telefone, correio. 3 – Todos-todos: dispositivo comunicacional original,
possibilitado pelo ciberespaço, pois permite “que comunidades constituam de
forma progressiva e de maneira cooperativa um contexto comum”. Ex: conferência
eletrônica, Word wide web, ambiente de educação à distância. Essa classificação
foi feita pelo francês Pierry Levy, contudo ela transgride em alguns casos,
como por exemplo, um telefonema a uma TV ou rádio.
Bibliografia
BAUER, M. W. E
GASKELL, G. Pesquisa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
LÉVY, Pierre O que
é virtual. Rio de Janeiro, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário