Jornalista, cristã e sonhadora.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Como é pesquisar em mídias interativas?

Trabalho de especialização de Inovação em Mídias Interativas.

Pesquisa
A investigação é uma forma de agregar conhecimento. Sua iniciativa, geralmente, é causada por um problema que promove esclarecimento a um indivíduo ou a uma sociedade inteira. A pesquisa deve ser estruturada, por meio de um processo sistemático, com elaboração do espaço, tempo e seleção. O exame tem o objetivo de testar, comprovar ou descobrir fatos novos, por meio da quantidade ou qualidade. Existem vários formatos de pesquisa como: bibliográfica, descritiva, laboratorial, empírica, de campo, acadêmica, artística, econômica, de marketing, etc.




Mídias
As mídias se utilizam de todos os meios de comunicação para proliferar qualquer tipo de mensagem, contando com o agente, código, meio e receptor. As plataformas são as mais variadas, consoante a finalidade. Para transmitir as mensagens, diversos meios são usados como: impressos (jornais,  banner, folders), ondas sonoras (rádio, cd), ondas magnéticas, cabos (TV por assinatura, telefonia), satélites, etc. O objetivo das mídias é compartilhar, na maioria das vezes , com maior número de pessoas possíveis, um assunto. Cada mídia têm suas especificidades, nas mídias sociais, encontramos o instagram – que compartilha fotos; youtube – vídeos; twitter – frases; Google docs- educação; blogs – diário pessoal; facebook – rede social, etc.
Interatividade
A interatividade é o contato que se tem com o próximo quer seja, por meio físico ou virtual. Apesar de ser um termo, utilizado com maior frequencia, a partir, do século passado, a interatividade sempre existiu. Quando a mãe brinca com a criança, ela interage com seu filho; quando o professor responde a pergunta do aluno, ele se comunica com o discente. Toda conversa, relacionamento, contato, etc, são formas de interatividade; que podem se dar entre duas ou mais pessoas, ou a até mesmo com apenas um indivíduo, pois o ser humano é um grande ser interativo, onde os órgãos responde ao cérebro. Existem vários tipos de interação, como das máquinas (de lavar roupas, geladeiras frost free, indústrias que utilizam pouca mão-de-obra), da fotossíntese, do ciclo da chuva, etc.
Devido a interatividade referir-se, muitas vezes, aos meios de comunicação, engana-se quem acha que ela representa a todos plataformas.  Existem três dispositivos comunicacionais distintos: 1 – Um-todos: um emissor envia suas mensagens a um grande número de receptores. Ex: rádio, imprensa e televisão;  2- Um-um: relações estabelecidas de indivíduo a indivíduo, ponto a ponto. Ex: telefone, correio.  3 – Todos-todos:  dispositivo comunicacional original, possibilitado pelo ciberespaço, pois permite “que comunidades constituam de forma progressiva e de maneira cooperativa um contexto comum”. Ex: conferência eletrônica, Word wide web, ambiente de educação à distância. Essa classificação foi feita pelo francês Pierry Levy, contudo ela transgride em alguns casos, como por exemplo, um telefonema a uma TV ou rádio.
Bibliografia
BAUER, M. W. E GASKELL, G. Pesquisa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
LÉVY, Pierre O que é virtual. Rio de Janeiro, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário