Jornalista, cristã e sonhadora.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como propor novas formas de pensar e articular o design de interação/webdesign dentro de uma abordagem transdisciplinar?

Conceito de Palavras-chaves:
1.        Inovação (Novas formas de pensar)
2.        Design de Interação
3.        Webdesign
4.        Abordagem transdisciplinar
Trabalho de especialização em Inovação em Mídias Interativas – Módulo IV Projeto Web.

Inovação

Para algumas pessoas ser inovador não é fácil, Uma das formas de ter pensamentos e ideias diferentes é deixar fruir o pensamento não linear. Ele aumenta o número de resultados possíveis por não definir um determinado ponto de partida para qualquer processo lógico. Em vez disso, começa a partir de vários pontos simultaneamente. O pensamento não linear tende a pular para frente, de um lado para outro. Assim, opostos podem existir ao mesmo tempo e no mesmo lugar, sem conflito, na tentativa de ver o quadro geral.

Outra forma de ser mais criativo é sair da rotina; praticar exercícios físicos, por exemplo. Estudos realizados com 176 pessoas na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos comprovaram a eficácia deste método. Pesquisadores pediram aos participantes que pensassem em usos criativos para objetos cotidianos. Eles perceberam que 100% das pessoas que caminharam antes de dar as respostas conseguiram falar às questões de forma mais inovadora do que as que ficaram sentadas. Análogo acontece com aquele quem toca instrumento, aprende outra língua, lê e desenvolve habilidades artísticas.

De outra forma existem os vilões da inovação, como excesso de confiança, ouvir muitas opiniões, insegurança, estresse, autocrítica, comodidade, etc. Essas atitudes são algemas para a liberdade. Deve-se fazer deste comportamento uma oportunidade para mudar. Ademais as dificuldades instigam a criatividade, pois diante de um obstáculo, várias ideias podem surge para soluciona-lo. Até Jesus nos mandou pensar diferente, ele disse: “E não vos conformei com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”

Design de interação

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de produtos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. Quem trabalha com design de Interação cria e pensa e desenvolve melhorias, visando à aplicação da relação homem-máquina; levando em conta vários pontos como: objetivos, funções, experiências, necessidades e desejos destes. Além disso, o design de interação tem que balancear os anseios dos usuários, os negócios dos clientes e as possibilidades tecnológicas.

Os designers quase sempre trabalham em conjunto com especialistas em design gráfico, design de informação (ou arquitetura da informação), design industrial baseando-se em pesquisas sobre usuários (usabilidade), podendo atuar em mais de uma dessas atividades simultaneamente. Mas seu principal objetivo sempre é proporcionar a máxima interatividade do produto com o cliente.

Webdesigner

Webdesigner são atividades ligadas ao mundo virtual. É o profissional competente para a elaboração de projeto estético e funcional de um website. Ele é o responsável pela criação de websites ou páginas da internet, de maneira geral, o webdesigner cria projetos, layouts, banners e até mesmo alguns scripts e ajustes na estrutura do produto web no qual ele estiver trabalhando. O trabalho do webdesigner não se resume em apenas criar interfaces, eles devem conhecer linguagens de marcação como HTML, XML, XHTML, linguagens de folhas de estilo (CSS, XSL), assim como algumas formas de script como JavaScript, PHP e ASP. O webdesigner também utiliza Adobe Photoshop, Illustrator e Fireworks para gerar imagens; Adobe Dreamweaver para trabalhar com CSS e linguagens de marcação; e Corel Draw para trabalhar com imagens em vetor.

Deve-se ainda, levantar informações sobre o projeto em que se está trabalhando, adequando-o ao contexto, propósito, público, conteúdo, compatibilidade e restrições. O principal intuito é atrair o usuário e que, além disso, seja de uso fácil.  Todo esse esforço tem o intuito de desenvolver interfaces que correspondam com as informações que o cliente forneceu sobre os objetivos do site, o que ele quer informar, como esta informação se transformará em uma comunicação eficiente, quais são as estratégias para atingir o público-alvo e como esta interface pode ter maior usabilidade. Além disso, o webdesigner precisa estar atualizado, precisa entender a teoria das cores, layouts, fotografia, marketing e história da arte.

Abordagem transdisciplinar

A transdisciplinaridade é um conceito bem amplo. O prefixo trans quer dizer aquilo que está entre, através e além. Nesse sentido, um ensino transdisciplinar não se restringe nem à simples reunião das disciplinas nem à possibilidade de haver diálogo entre duas ou mais disciplinas porque ultrapassa sua dimensão. A abordagem transdisciplinar faz com que o tema abordado passe pelas disciplinas, porém sem ter como objetivo final o conhecimento específico dessa mesma disciplina ou a preocupação de delimitar o que é o seu objeto ou o que é de outra área inter-relacionada.  A finalidade é buscar a interação contínua e ininterrupta de todas as disciplinas num momento e lugar.

A transdisciplinaridade visa romper com a ideia positivista e trabalhar no campo do pensamento complexo estudado pelo filósofo francês Edgar Morin (1921-  ), que reúne, dialoga com, dúvida, pesquisa, questiona e constrói conhecimentos que novamente podem ser postos em dúvida, porque estão permanentemente em mutação. Desta forma, as disciplinas são postas ao redor de um mesmo objeto e suas situações são cíclicas. Ou seja, as disciplinas não possuem posição de importância uma em relação à outra, porém, em processo de compreensão do objeto, estudam, de um ponto de vista dialógico, aquilo que é objeto do estudo.

http://www.actinstitute.org/editorial/hipnose-erikcsoniana-como-pensar-diferente/#sthash.OAfNxLhr.dpuf
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/05/16/1096939/fazer-caminhadas-melhora-criatividade-aponta-estudo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_intera%C3%A7%C3%A3o
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/design-684673.shtml

 https://transdisciplinaridade.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Muito bom o trabalho Dany, a bibliografia foi grande, e suas conclusões foram fundamentais.
    Grande abraço,
    Marilya Italo

    ResponderExcluir